Como executar um círculo de criação

ARTIGO 11
Como executar um círculo de criação Dragon Dreaming
Um guia do facilitador
por John Croft
tradução de Roberta Thomaz Bruscagin

INTRODUÇÃO: O contexto de onde começar?

Trabalhar em um projeto que já se iniciou por outra pessoa sempre gera uma menor motivação pessoal do que trabalhar em um projeto coletivamente pertencente por um grupo.  E ainda todo projeto é sempre iniciado por um individuo. É mais fácil trabalhar no “nosso projeto” do que trabalhar no “seu projeto”, e ainda todo projeto começa como uma idéia de uma única pessoa. Como esse aparente paradoxo pode ser resolvido?

Catherine Baldwin chama esse primeiro processo de “chamado” ou     calls this first process “calling” or “lançar o círulo”. Este é o primeiro estágio do Dragon Dreaming, e é um processo no qual a “propriedade do projeto” é transferida do individuo para o grupo. Ou melhor do que um sentimento de posse, o grupo se torna guardião do projeto de sonho coletivo, semelhante ao jeito no qual os aborígenes da Austrália se tornaram guardiões da trilha do sonhos de uma canção específica ou história da criação. Esse circulo inicial do grupo pode ser desenhado por amigos, família, colegas, vizinhos, conhecidos, ou pessoas que você identificou devido as suas habilidades especiais. 

Se é um projeto que pretende alcançar uma ampla comunidade, não escolha os líderes tradicionais da sua comunidade. Essas pessoas foram socializadas em um sistema particular de poder e prestígio, e todos com frequencia se tornam tão identificados com o “sistema” ao qual eles pertencem, que eles tem pouca capacidade para mudar. Tais líderes tradicionais, na maioria das sociedades, tendem a ser homens de 50 a 60 anos, e estão razoavelmente confortáveis economicamente.  Por pertencerem a um grupo específico de liderança, suas visões para o futuro de todos frequentemente é o de "As coisas que tenho hoje, foram conseguidas trabalhando arduamente, se qualquer pessoa trabalhasse tão duro quanto eu, ela poderá ter sucesso também”.  
Mas, na maioria das vezes, uma ou duas pessoas desse grupo, frequentemente com base em algum acidente de biografia pessoal, por exemplo um suicídio na familia, um filho ou uma filha incapacitado, ou alguma outra tragédia, estão conscientes de que “fórmulas fáceis” não funcionam. Tais pessoas não devem saber o que precisa ser feito, mas eles estão conscientes que algo novo precisa ser tentado, e eles são membros valiosos para ter no nosso círculo de sonho.

Toda comunidade geralmente tem um outro grupo de pessoas, de 10-15 anos mais jovens do que o primeiro grupo, que embora não tendo o poder ou o prestígio de serem tesoureiros, presidentes ou secretários de associações, devem mesmo assim estar no comitê. Essas pessoas tendem a ser os “corretores de informação” de uma comunidade, passando (ou bloqueando ocasionalmente) a passagem de informação de uma rede para outra. Como “gatekeepers” eles são o tipo de pessoa que seria importante para garantir que a informação chegue rapidamente a todos da comunidade.

Geralmente 70% deste grupo tende a serem mulheres, deixando de estarem vinculadas apenas ao cuidado de crianças pequenas. Envolver estas pessoas no seu circulo será essencial.

Geralmente há um ou mais de um terceiro grupo que deveria estar envolvido em círculos de troca. O líder desse grupo não é frequentemente muito conhecido pelos que estão de fora. Esse grupo deve ser considerado pelo mais poderoso como “marginal” – pode ser de membros de uma minoria étnica, ou ser um grupo, que por conta da idade, é frequentemente negligenciado.  Quem, por exemplo, é liderado por garotos de 15 anos em uma comunidade? Em tese, qualquer garoto de 15 anos poderia rapidamente lidera-lo, mas a menos que você tenha tido um filho de 15 anos você não terá a menor idéia do que seja isso.  Essas pessoas, invisiveis para o mundo lá fora, quando convidadas à um círculo dos sonhos, ficam num primeiro momento um pouco inibidas, mas com o andar do círculo, sua confiança aumentará, e eles serão pessoas poderosas que levaram os outros a considerarem outros aspectos através de perspectivas que de outra forma estariam esquecidas.

Uma vez que você tenha identificado pessoas para seu Circulo dos Sonhos, arranje um tempo e um lugar que seja conveniente para todos, um lugar livre de distrações externas, e onde o entusiasmo dos participantes não incomode outros na vizinhança (um restaurante cheio não é recomendado!).

Assim como o iniciador ou facilitador (o “agente de mudança”) de qualquer projeto futuro você será requerido a posicionar sua razão para trazer o grupo junto. Se você é um facilitador independente, compartilhe com o grupo a natureza de todas as discussões que você teve com o responsável do evento antes da hora em que o grupo se reuniu.  É importante que o grupo entenda a natureza dessas discussões, para criar um clima de transparência e honestidade, e igualar relações de poder entre todos os membros. Quando explicar as razoes de ter convocado o grupo evite “palavras coloquiais” (ex. Eu “apenas”, Eu “estou tentando”, etc, (apenas nestas circunstâncias  diminuem o poder daquilo que você irá dizer depois; você não está tentando nada – você está fazendo!)).  Estas palavras minimizam a importância da tarefa que você está encabeçando. Nós tendemos a usa-las; mas se um projeto é “apenas” ou “Eu estou tentando” – então se houver fracasso, isso não importará de fato. Mas como um ativista comunitário efetivo e poderoso – você quer “fazer uma diferença real”.  Aqui não valem falsas modéstias!

Ter pontuado claramente a natureza do projeto e a razão do por que o grupo está junto, é importante para o individuo que convocou o grupo para renunciar-se como líder do projeto. Esse é o núcleo do paradoxo. Você quer que o projeto aconteça por que irá renunciar?  Primeiramente, você deve perceber que enquanto esse projeto é puramente seu ele falhará. Ninguém nunca fez um projeto inteiramente sozinho. Como dizem “Um sucesso tem muitos pais, apenas os fracassos são órfãos”.  Para tornar seu projeto frutífero demandará o trabalho e o comprometimento de muitos outros. Enquanto os outros veem aquela pessoa como o “líder”, eles aceitarão a autoridade dele ou dela, assumindo que essa pessoa tem todas as respostas, ou sentindo que eles estão em posição de inferioridade. Isso prejudica a expressão da inteligência coletiva e a sabedoria do grupo de encontrar sua expressão verdadeira.

O grande filósofo e educador brasileiro Paulo Freire, disse que para o verdadeiro desenvolvimento ocorrer o líder precisará morrer como líder e renascer como um seguidor, entao o projeto poderia renascer para alcançar uma ressureição nas mãos dos seguidores,  que dessa forma se tornam líderes do seu jeito. Ele mostrou como tentar manter uma posição de controle em tais circunstâncias não leva a liberação e liberdade das pessoas, ao invés disso, leva a domesticação e exploração das pessoas. Martin Buber, no seu livro “I/Thou” considerou a tarefa que temos de transformar nossas relações morais de Eu-Ele(a), onde o outro é considerado meramente como um objeto, um instrumento para uma gratificação pessoal, em Eu-Você, onde você é considerado como um sujeito com uma independência própria.  Em tais circunstâncias ao invés de se engajar em um diálogo com um “você” que é livre, você escolhe quando pessoas trabalham em projetos de outros; o iniciador está considerando o outro como um instrumento, um “ele/ela” que está para receber ordens de uma autoridade superior. Dragon Dreaming assume que seja um projeto de iguais, no qual nós todos contribuímos com habilidades e forças que unicamente nós temos.


O CÍRCULO DE CRIAÇÃO OU DOS SONHOS

Assim, liderando um Círculo de Criação você convida o time de organização proposto para contribuir na construção de uma visão coletiva do projeto.  É importante neste estágio que você procure fazer o projeto tão inclusivo, pessoal e inspirador quanto possível.  É bom utilizar um processo como o do Bastão da Fala para prevenir o “mais rápido” ou a pessoa mais dominante de falar acima daqueles que levam tempo pensando. É importante também introduzir o conceito de “escuta ativa” aqui.  Escuta ativa ocorre quando todos os indivíduos estão profundamente comprometidos com suas intenções em outro indivíduo, atentando em ver e entender “vendo com os olhos deles”.  Os aborígenes Mandjilidjara Martu do deserto Great Sandy no Ocidente da Austrália chamam esse processo de Escuta Ativa de “Pinakarri”, e é um importante ponto de sua cultura. É muito diferente do processo de escuta do dia a dia que nós usamos quando, enquanto você está doando “meia escuta” para o que está sendo dito, você está internamente já preparando sua resposta. Isso requer o silenciamento da voz individual interna, e a doação de uma profunda empatia, tanto para você quanto para o outro. Frequentemente a insistência num período de 20-30 segundos de silêncio aqui pode ajudar. Da Ecologia Profunda “Trabalho que Reconecta” de Joanna Macy ou John Seed, nos foi ensinado que os índios Lakota Sioux da América do Norte frequentemente dizem “Ho”, significando “você foi ouvido”, e nós adotamos isso por muitos anos. Em vez de expropriar a cultura de um outro continente, no Gaia Foundation da Australia ocidental, com a aprovação dos anciões tradicionais, nós adotamos a prática de dizer “Gaia” ou “Kaya”, depois da fala de cada pessoa. Na línguagem aborigine Noongar no sudoeste da Australia ocidental, essa palavra significa “Sim”.

Em um Círculo de Criação, ninguém pode negar, refutar, ou discordar do que qualquer pessoa tenha dito. Não há ninguém que entenda o ponto de vista pessoal melhor do que a própria pessoa que o compartilhou. Apenas eles são experts em serem eles mesmos, e em entenderem suas singularidades pessoais.  A única interrupção permitida é quando alguém não entendeu inteiramente o que uma pessoa disse, e neste caso uma pergunta para tornar mais claro pode ser feita. O facilitador ou o escriba nesse evento, precisa escrever a essência do que cada pessoa diz, juntamente com seu nome. Isso dará a quem fala, a chance de checar se o facilitador/escriba de fato captou a essencia do que ele/ela estava tentando dizer. Se quem fala discorda do que foi escrito, ele pode adicionar, deletar ou corrigir o que foi registrado por eles.

Comece com uma rodada no círculo, dando chance pra que cada um compartilhe suas idéias.  Se alguém não tem nada a dizer ele/ela pode passar. Você precisará de algumas rodadas pelo círculo para que o que foi dito por alguém estimule novos pensamentos em outros. Crie empolgação aqui (você deve encontrá-lo quando rapidamente vozes começarem a dizer “eu também”, e “oooh Sim!!!”).  Se ninguém quiser adicionar mais nada, depois de um momento pensativo ele/ela apenas diz “passo”.  É uma ótima ideia ter um escriba para esse processo, caso você se perca mais tarde, você pode trazer essa lista para relembrar e reenergizar o grupo daquilo que eles querem fazer e trazer para o processo.

No começo de um projeto como este é sempre bom iniciar com o que Paulo Freire chama de “questão geradora”.  Esta é uma questão poderosíssima, de abertura para estimular discussões.  Essa questão é “O que esse projeto poderia ter para se tornar um projeto pelo qual eu poderia me comprometer 100% para realiza-lo?”. Em outras palavras, “Quais são as coisas que poderiam tornar esse projeto meu sonho também?”. Uma boa sentence para iniciar o processo de construção da visão é – “dado a quantidade de tempo que nós passaremos juntos, o que é isso, que se nós coletivamente criamos para você, permitiria a você dizer com entusiasmo ‘isso foi o melhor possível, de que maneira concebível eu poderia gastar meu tempo’?”

No estágio inicial é importante deixar claro o propósito do círculo dos sonhos. Esse círculo é apenas para este evento particular ou é para o projeto como um todo? Por quanto tempo o projeto correrá; por 6 meses, 2 anos, ou indefinidamente?  Se for a última, para qual parte de todo esse período o círculo se aplicará?  Confusões nesse estágio podem frequentemente significar que metas impossíveis sejam listadas para um tempo limitado.

Cada pessoa então fala na sua vez e os resultados vão sendo registrados.

RESULTADOS DE UM CÍRCULO DOS SONHOS PARA UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE 30 DIAS

Um exemplo (sem o nome dos participantes) é o Círculo dos sonhos para o workshop de 30 dias no “Trabalho de Reconexão” e “Sementes para o Futuro: Uma Jornada no tempo profundo, tempo do sonho, tempo lunar”, organizado pelo Gaia Foundation em Janeiro-Fevereiro de 2005.


·         Para ser um berço de sementes de idéias criativas

·         Coleta de idéias das mentes lideres no “Trabalho de Reconexão”

·         Sinergia

·         Quando um grupo está unido ele cria seu próprio ser vivo

·         Para nutrir esse ser e ser nutrido por ele

·         Peregrinação espiritual

·         Presentes dados em gratidão a comunidade da Dinamarca

·         Dana presenteou a Dinamarca com algo que a comunidade inteira preza

·         Oportunidade para uma cura especial da comunidade

·         Experienciar a desaceleração do tempo nos ciclos de vida do planeta

·         Experienciar a claridade da visão e viver nesse espaço por 30 dias

·         Para que as barreiras que nos separam de experienciar mais e mais profundamente venham a baixo

·         Para experienciar uma unidade continua permanente com o mundo físico e ver com novos olhos o todo

·         Confiança radical no mundo, endereçando o medo profundo que nos previne de termos inteiramente nosso próprio poder

·         Para estar com a mente ajustada pelo resto da minha vida, assim para que animais selvagens se sintam seguros na minha presença. Coração aberto

·         Para ter tudo isso agora

·         A rendição de um relógio do tempo – um ritual de tratar cada pessoa como extraordinária – “Dar a você o presente de mim e honrar o seu presente” (Jean Vanier)

·         Uma convocação dos Boddhisattvas

·         Algo de Realização

-          Germinação e Nascimento

-          Geração de Renovação

·         Para honrar Joanna presenteando-na com nosso próprio nascimento do trabalho de reconexão

·         Para a Australia, o presente que o continente trouxe para o trabalho que reconecta através do “Tempo de sonhar” – nos unindo em energias únicas e insights para a germinação e composição de um Caminho Australiano

·         Para lidar com a força, para olhar o monstro na face – para ter ferramentas espirituais para transformar

·         Para fazer agora!  Nós precisamos disso agora!

·         Encontrar um equilíbrio em tempos tão desbalanceados. Ampliando o navio do trigésimo dia que nos mantém nisso poderosamente. Gigantesca integridade. Perseverança.

·         Respostas para o campo de batalha – como ser capaz de agir apropriadamente e fazer o que precisa ser feito

·         Encarar isso com força e habilidades para olhar tudo com compaixão e sem medo

·         Forças internas para florescer nos espaços onde outros congelam, brigam ou decolam! Encontrar o seu caminho através do campo minado de coisas que não fazem sentido. Estamos reagindo a fabricações desconectados da ganância e do medo que vem da mata maya - das mentes dos povos. Procuramos não para condenar ninguém, mas para nomeá-los.

·         Nós estamos em terror por causa da estreiteza de nossos contextos. O tempo é da essência. Re-fixando o tempo de vida.

·         Seres do futuro estão nos chamando

·         Re-indiginização

·         Despertar para as raízes indigenas

·         Abaixo do concreto quando as sementes das flores virão a florescer novamente

·         Querer sair trigésimo dia com sentimento forte, centrado, porque ela sente que as coisas vão piorar antes de melhorar

·         O trabalho de Joanna é necessário

·         Treinamento Shambhala

·         Tornar-se moradores de todos os lugares

·         Na borda de um continente - vivendo "à beira".

·         Inominável - encontrar palavras para expressá-la, mas sentindo a energia dele.

·         Quanto mais aceitamos o que está acontecendo, mais efêmero e florido se torna, em vez de solidificar com o julgamento.

·         Não tolerar o que está acontecendo por nossa aquiescência

·         Para aprender a usar as palavras com cuidado

·         Transformar nosso “senso comum cultural” longe de doença terminal

·         O caminho do herói – de inocente, orfão, guerreiro e mártir à mágico.

·         Manter a energia no crucifixo, mais tarde ampliando-na para incluir outros - sonhar com o que parece - o limite de comprometimento


O QUE PODE DAR ERRADO NUM CÍRCULO DOS SONHOS?

Um Círculo dos Sonhos não é um substituto para ser claro sobre um projeto.  Se para alguém não está claro durante o avanço do Círculo o que o projeto significa out rata, o círculo pode se tornar rapidamente nebuloso ou também sem foco para dar aos participantes um caminho claro. O mais claro pode ser o melhor.

No processo do Dragon Dreaming, no qual o Círculo dos sonhos é uma parte importante para gerar sensibilização e motivação para um projeto, é geralmente não sábio convidar para o Círculo dos Sonhos inicial pessoas que são conhecidas por serem antipáticas. O processo de Confrontar o Dragão, no qual a antipatia de tais pessoas está diretamente direcionada pelo seu grupo é necessário primeiramente. Uma vez que isso aconteceu, convidar tal pessoa para um segundo e subsequente Círculo dos Sonhos pode ser incrivelmente frutífero.

Um outro problema de confronto no Círculo dos Sonhos ocorre como resultado da maneira com a qual nossa cultura está baseada, em jogos de “Ganhar-Perder”. Pessoas que estão um pouco incertas sobre a validade do projeto, podem sentir que devem se comprometer, e então o Círculo dos Sonhos pode virar para uma direção que leva ao sentimento vagamente insatisfeito delas. Em um Círculo dos Sonhos, como em outras estratégias de ganhar-ganhar, você deveria estar “totalmente descomprometido” sobre suas necessidades, metas e visões.  Como Marshall Rosenberg, o fundador da Comunicação Não-violenta e Manfred Max Neef (economista ecológo chileno) tem demonstrado, são as estratégias, ou as “satisfações” que vem depois, que requerem “dar e receber”.

Uma quarta fraqueza do Círculo dos Sonhos ocorre quando as pessoas desconhecem a duração provável de um projeto. Em tais circunstâncias as metas e visões do projeto multiplicarão em tal grau que “Aleluia, a utopia começa amanhã!” Indivíduos em sonhos compartilhados podem as vezes também sair do senso de realidade em direção a nuvens de fantasias inalcançáveis. Em tais circunstâncias, como facilitador é útil relembrar o participante do tamanho do projeto, e perguntar se eles realmente acreditam que isso pode ser alcançado no tempo determinado. Se eles persistem com seus sonhos, não os rejeite. Círculo dos Sonhos podem e frequentemente são cheios de surpresas, e você pode encontrar o sonho dessa pessoa com o esforço suficiente para se tornar realidade.

ONDE A PARTIR DAQUI?

Durante um Círculo de Criação, um facilitador habilidoso notará uma mudança na linguagem usada pelos participantes. Participantes frequentemente começam dizendo “o que o projeto deve fazer é …”, mas mudarão dizendo “o que nós faremos é…”.  Quando isso acontece é um sinal que o processo do Circulo de Criação está dando certo. Muitas vezes você vai estar ciente de que há um aumento na energia do grupo. Pessoas no círculo parecem aumentar seu entusiasmo conforme o projeto vai se tornando incrível para elas. A motivação na sala aumenta, juntamente com o aumento do comprometimento com o projeto. O projeto está confiavelmente se tornando um projeto de grupo ao invés de permanecer “propriedade” de um único indivíduo.

No início de um workshop ou reunião, é uma boa ideia colher informação do Círculo dos Sonhos como forma de ajudar a estabelecer o critério de sucesso para a atividade. As vezes, ativistas apenas trazem itens da agenda e então querem saber o por que das pessoas deixarem o encontro se sentindo insatisfeitas. Isso acontece porque necessidades pessoais profundas tem de certa forma sido negligenciadas ou não abordadas.  Não abordar essas necessidades logo quanto possível na reunião tornará os encontros resistentes, as pessoas continuarão retornando aos itens da agenda que o grupo já discutiu, e reuniões que levariam meia hora podem levar quatro horas.  Abordando as questões na lista do Círculo dos Sonhos antes que você aborde qualquer questão da agenda oficial, tem o efeito reverso. Reuniões que você espera levar horas, e itens da agenda que as pessoas esperam gerar muita discussão – se resolvem em minutos. Nestes casos, é importante que no final do encontro se analise os resultados do Círculo dos Sonhos para ver se a promessa foi mantida e 100% das metas listadas no começo foram alcançadas. Se eles não identificaram o que não foi alcançado ou ainda está saliente e considerar uma estratégia pela qual esses sonhos possam ser cumpridos. Isso pode variar desde inclui-los no negócio da próxima reunião, ou organizar alguns procedimentos adicionais para assegurar que todos os sonhos tenham sido alcançados.

Se o Círculo dos Sonhos é para um projeto maior, é importante que esse permaneça como um documento vivo. Como tal ele precisa ser recuperado nas transições maiores do projeto, geralmente aquelas do Sonhando para Planejar ou do Planejando para Fazer por exemplo. A recuperação dos resultados do Círculo dos Sonhos também são importantes na hora da celebração. Nesse momento ele providencia informações importantes para a sessão final de esclarecimentos se o projeto viveu até sua promessa inicial. Se os resultados do Círculo dos Sonhos se tornam um documento vivo, um refúgio familiar seguro ou porto seguro do qual podemos nos aventurar no projeto, então não há qualquer probabilidade de que os resultados de 100% sejão alcançados para cada ponto.

Os resultados do Círculo dos Sonhos também precisam ser atualizados cada vez que uma nova pessoa se junta ao grupo. É importante que eles adicionem seus sonhos ao projeto também. Assim como uma pessoa possui habilidades individuais únicas,eles devem ser vistos como uma oportunidade nesse projeto que foi perdida na euphoria coletiva gerada inicialmente.

Segundo, o Círculo dos Sonhos deve ser mantido em um lugar de destaque.  (Nós manteremos isso nas nossas seções “Arquivos” do nosso servidor. A construção de um consenso satisfatório requer de nós não sortear ou priorizar esta lista (porque o sorteio ou a prioridade levarão a uma diminuição da importância de algumas ideias e a um aumento da importância de outras).  Isso são as esperanças das pessoas, pensamentos, desejos e vontades em um determinado momento. Ser um agente de mudança de sucesso é levar o grupo inteiro a concordar em alcançar todos eles, do contrário alguém sentirá que de certa forma eles foram deixados de fora. No final do workshop ou da reunião nós precisamos retornar a nossa lista de pontos recolhidos durante o Círculo dos Sonhos. Por experienciar eu acho útil perguntar a cada pessoa “Em que medida você sente que alcançamos nossa meta?”  Eu acho interessante e útil que as pessoas expressem isso em porcentagem. A próxima questão é “O que precisa acontecer para chegar a 100%?” A resposta geralmente é “Mais tempo e prática”.  Projetando de acompanhamento adequado é essencial.

Terceiro, pontuando o que você quer em preto e branco tem imenso poder. Como Goethe mostra “Até que um esteja comprometido, haverá a hesitação, a oportunidade de voltar atrás. -- Sobre todos os atos de iniciativa (e criação), há uma verdade elementar de que a ignorância do que mata inúmeras idéias e planos esplêndidos: a de que o momento se compromete definitivamente, então a Providência também se move. Todos os tipos de coisas ocorrem para ajudar aquilo que de que de outra maneira nunca teria ocorrido. Toda uma corrente de acontecimentos brota da decisão, fazendo surgir uma maneira de favorecer a todos os incidentes e encontros e assistência material, que nenhum homem poderia ter sonhado ter vindo da sua maneira. Tudo o que você pode fazer, ou o sonho que você pode sonhar, comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia. Comece agora.” Colocando seus sonhos no papel – como uma “lista de desejos” surpreendentemente levará a realização de muitos dos sonhos sem que você tenha necessidade fazer nada mais.

Finalmente, quando as coisas ficam difíceis, é fácil para uma determinada tarefa ou atividade consumir todos os nossos pensamentos e nossas imaginações. Nós podemos, dessa forma, perder de vista as razões do porquê estarmos fazendo as coisas. Esse “deslocamento mental” pode nos levar a odiar o que fazemos porque perdemos a visão de como isso contribui para o todo.  Por um instante o trabalho pesado de alvenaria nos leva a perder de vista o palácio que estamos de fato construindo!  Ter os resultados de um Círculo dos Sonhos ou de Criação visíveis e disponíveis nessas horas nos ajuda a tocar na base de novo com “por que eu estou fazendo isso?” Ele nos permite avançar com a conclusão, com um elevado grau de graça e mais fácil do que você poderia fazer.