O núcleo essencial

Artigo 32
O núcleo essencial do Dragon Dreaming: espalhando a mudança
Por John Croft                                                                                    23 de maio de 2010
Traduzido por Silvia Rosito Oliani

Tem muitas coisas que escrevi ou estou escrevendo sobre o Dragon Dreaming. Algumas pessoas me perguntam quais são os principais documentos que precisam ser lidos primeiro. Outras me questionam se é possível traduzi-los. Porém, como vocês sabem, o Dragon Dreaming é como se fosse uma roda, uma pessoa pode começar em qualquer ponto de sua superfície procedendo na direção que mais lhe interessa. No entanto, aqueles que estão, de alguma forma, familiarizados com o trabalho sabem que esta roda é, na verdade, um espiral, um espiral duplo ou uma dupla hélice. Ele espirala para o núcleo daquilo que somos como seres humanos, em tempo e espaço presente, e ao mesmo tempo ele espirala para fora, para o resto do mundo, transformando nossas relações com os outros, tanto com humanos como com outros seres com os quais compartilhamos nossas vidas. Ele atinge profundamente o passado e se estende em direção ao futuro. Portanto, sinta-se a vontade para criar seu próprio método para utilização destes materiais.
Para auxiliar aqueles interessados em traduzir para outros idiomas este material eu recomendo começar com os seguintes documentos:
·         Artigo 6: a natureza do projeto GAIA
·         Introdução: tornando sonhos realidades: Como construir um projeto escandalosamente bem sucedido: uma abordagem compreensiva.
·         Artigo 12: como executar o círculo de criação do Dragon Dreaming: Um guia facilitador.
·         Artigo 21: planejando um projeto – como criar a karabirrdt: Um guia facilitador.
Estes documentos contêm a essência da abordagem do Dragon Dreaming que é diferente de outras abordagens.
No entanto, lembre-se do princípio fundamental do Dragon Dreaming. Estes materiais não são a “essência” do método. A essência do método é, na verdade, usar as abordagens para o seu próprio projeto. Estes materiais são o mapa e não o território que você irá cruzar, eles são o menu ou a receita e não a refeição. A verdadeira essência do Dragon Dreaming é caminhar no território ou cozinhar e comer a refeição.
Organizando sua própria oficina sobre o Dragon Dreaming
Muitas pessoas estão interessadas em saber como executar uma oficina do Dragon Dreaming para sua área ou projeto. O guia abaixo tem como objetivo ajudar essas pessoas.
O Dragon Dreaming utiliza a teoria dos sistemas vivos, ecologia profunda e o conhecimento de povos aborígenes australianos no processo de fazer com que os sonhos das pessoas se tornem realidade por meio da construção de projetos sustentáveis e organizações para a “Grande Virada” da nossa cultura, pois se afasta da construção imperial da Civilização do Crescimento Industrial do consumismo sem fim, para a cultura de suporte da vida no futuro. O Dragon Dreaming funciona por meio de projetos que atendam aos três objetivos da fundação GAIA, em que todo projeto deve contribuir para:
·         Crescimento pessoal – comprometimento com sua própria cura e fortalecimento.
·         Construção de uma comunidade – fortalecimento das comunidades das quais você faz parte.
·         Servir a terra – melhorando o bem-estar e prosperidade de todos.
Para organizar uma oficina de um Dragon Dreaming que proporcione os objetivos descritos acima você deve, primeiramente, construir sua própria “Equipe Sonhadora”. A Equipe Sonhadora deve ser um grupo entre 4 e 6 pessoas que se reúnam para fazer com que a oficina aconteça. Uma maneira de construir a sua Equipe Sonhadora é convidando amigos, vizinhos, colegas, companheiros de trabalho, conhecidos ou outras pessoas que você considere potencialmente interessados na essência do Dragon Dreaming. O material do Dragon Dreaming oferece algumas fichas informativas particularmente destinadas para ajudar o trabalho feito pela sua Equipe Sonhadora.
Utilizando uma comunicação carismática (veja Artigo 10), divida com as pessoas a sua paixão por este trabalho, utilizando processo do Círculo de Sonhar (veja Artigo 12), da questão geradora, “O que deveria ser a organização de uma oficina do Dragon Dreaming para que você possa dizer que esta foi a melhor maneira que poderia ter gasto seu tempo?” Colete os resultados e estes então tornam-se a base de seu trabalho em conjunto.
Uma vez que sua equipe esteja consciente sobre o que eles pretendem atingir como resultado da organização desta oficina, vocês devem então criar o seu próprio Karabirrdt para auxiliá-los a tornar este sonho em uma realidade (veja Artigo 21). Lembre-se: a essência de um Karabirrdt é “jogar um jogo juntos para fazer com que os nossos sonhos se tornar realidade”. Isto irá permitir que vocês vejam quanto trabalho precisa ser feito para tornar o treinamento bem sucedido.
Há uma série de princípios pelos quais isto deva funcionar. Primeiramente, tem-se o princípio geral da Fundação Gaia da Austrália Ocidental o qual diz que os organizadores de quaisquer atividades de formação não devem pagar, eles vêm de graça. Em certo sentido, o trabalho que eles fazem, como voluntários, serve como forma de pagamento. Decida quem deve ser o treinador? Hoje em dia existe uma série de treinadores treinados para este tipo de trabalho na Alemanha, Inglaterra, Áustria e Suíça e que são capazes de executar uma oficina introdutória ou intensiva sobre o Dragon Dreaming. Existem também materiais em formato de vídeo já disponíveis na internet que dão alguma ajuda. Apesar de existirem algumas exceções, normalmente é melhor que a pessoa que procura se tornar uma treinadora participe da oficina de treinamento do Dragon Dreaming. É também importante que a pessoa selecionada para ser o treinador seja familiarizada com os materiais e tenha executado pelo menos dois projetos usando o método, e cada um com não menos que seis meses de duração. É importante que novos facilitadores do Dragon Dreaming trabalhem inicialmente como co-facilitadores em conjunto com um líder experiente, pois isso vai ajudar na descoberta, com certa antecedência, de buracos e armadilhas potenciais.
Organizar custos para a oficina também é importante. Além dos custos envolvidos na locação do local, acomodação, preparação das refeições, publicidade, impressão de materiais, há também a questão do pagamento do transporte, alojamento e trabalho do facilitador. Geralmente, na Fundação Gaia da Austrália Ocidental nós adotamos o principio de que o transporte e acomodação do facilitador sejam bancados pelos organizadores.
O pagamento dos facilitadores
O que os facilitadores do Dragon Dreaming deveriam ganhar como pagamento? O essencial é que o Dragon Dreaming ofereça uma remuneração justa, e não um lucro excessivo tanto para os organizadores como para os facilitadores / apresentadores. Por experiência própria, cada hora de contato resulta em pelo menos quatro horas de trabalho extra para o treinador, tanto como na preparação de materiais, como formulando as tabelas de horários e o conteúdo das sessões, acompanhamento com os organizadores e acompanhamento após a oficina. Os facilitadores deveriam computar a quantidade de horas que serão utilizadas durante o treinamento e multiplicá-la por cinco. Isto daria uma estimativa real da quantidade de tempo que será gasta neste trabalho. Isto significa que, geralmente, um dia de oficina gera uma semana de trabalho.
Os facilitadores do Dragon Dreaming cobram um preço justo. Para computar o preço de sua hora de trabalho é necessário que eles, primeiramente, saibam qual é a média do salário pago por hora no país ou região em que vivem. Então, este é o preço que eles cobram. Pessoas que cobram mais do que isto por hora não são reconhecidas como oficiais facilitadores do Dragon Dreaming. Portanto, fiquem atentos ao contratarem um treinador!
Como planejar os custos para os participantes? Primeiramente, embora pequenas oficinas em casos excepcionais sejam viáveis, eu recomendo fortemente, por experiência própria, que qualquer oficina do Dragon Dreaming tenha pelo menos 10 pagantes. Estes 10 devem, no mínimo, cobrir os custos necessários para o facilitador. Assim, com uma equipe de quatro organizadores, significa que o número mínimo de participante da oficina seria igual a 14 pessoas. Se a sua oficina atingir um número maior que 14 (não havendo limite de participantes, pois um facilitador extremamente experiente dá conta), os participantes extras gerarão um lucro. Este lucro pode ser utilizado em uma das três maneiras:
1.      Pode ser usado para reduzir custo de participação para cada participante do evento.
2.      Pode ser usado para fornecer uma variedade de entradas francas ou reduzidas para aqueles que têm dificuldades financeiras, mas estão realmente dispostos a participar do evento.
3.       Pode ser usado para estabelecer um esquema de pequeno subsidio para qualquer projeto/idéia que saia da oficina.
Devemos notar alguns fatores essenciais neste contexto. Primeiramente, observe que o lucro não é dividido como um bônus ou ganhos para os organizadores ou facilitadores. Isto porque, segundo uma característica essencial do modelo econômico que está por trás do Dragon Dreaming, os lucros não adquiridos representa, essencialmente, um roubo da comunidade. Em segundo lugar, é importante que todos paguem pelo treinamento / oficina. Por experiência própria, nós percebemos que as pessoas que participam sem pagar nada são, geralmente, menos comprometidas do que aqueles que pagam pelo treinamento. Geralmente, essas pessoas não são tão comprometidas em usar os métodos para seus próprios projetos, podendo ser prejudicial para os alunos mais sérios e comprometidos, e geralmente esquecem o que aprenderam mais rapidamente. Este princípio de que todo mundo paga pode parecer contrário aos princípios da Fundação Gaia, que ninguém fica de fora por falta de dinheiro. No entanto, existe uma maneira de superar esta contradição.
Uma maneira de superar esta condição é que para aqueles que tenham dificuldade em pagar podem receber um desconto se eles trouxerem um amigo ou um conhecido que também estejam interessados em participar. Eles também podem praticar “Arrecadação de Fundos Autorizada” (Artigo 27) para arrecadar o dinheiro necessário para a oficina por meio de buscas por patrocínios de outras pessoas para sua própria formação. Na Austrália Ocidental, nós geralmente pedimos às pessoas para nos avisarem antecipadamente e o mais rápido possível sobre suas dificuldades em cumprir os custos do treinamento. Aqueles que têm dificuldades financeiras são, então, apresentados para outros que estejam na mesma situação, para que juntos organizem seus próprios projetos pré-oficina do Dragon Dreaming para levantar fundos por meio de, por exemplo, uma noite de filme, uma refeição coletiva ou alguns outros eventos. As pessoas que lêem isso não têm a menor idéia do crescimento pessoal e fortalecimento que tal abordagem tem nas vidas das pessoas nesta situação.
A importância do serviço para a Terra
Existe outro princípio importante para uma oficina do Dragon Dreaming, de fato para todos os eventos do Gaia. É importante que aquelas pessoas que participam da oficina do Dragon Dreaming realmente pratiquem os princípios da Fundação Gaia listados acima. Todo treinamento é parte do crescimento profissional de cada pessoa envolvida. Ele constrói um senso de comunidade entre os participantes (e por experiência própria isto pode durar anos). Mas é importante que todo o trabalho do treinamento seja em serviço da Terra. Isto pode ser feito de várias formas. Por exemplo, qual é a “pegada de carbono” envolvida no trabalho? Se o facilitador utiliza transporte aéreo, como você faria para compensar o carbono emitido durante a viagem e fazer com que se torne um evento “neutro de carbono”? Com relação ao alimento necessário para o evento, tente certificar-se de que este é cultivado localmente e da possibilidade de preparo de comida orgânica. Na Austrália Ocidental, nós, frequentemente, organizamos oficinas como assuntos residenciais (dormir e celebrar juntos são facilitados nestas circunstâncias). Em casos como estes nós consideramos a preparação de alimento e até mesmo o cuidado infantil como presentes importantes para a Terra. Para auxiliar a minimizar os custos nós, muitas vezes, pedimos para as pessoas trazerem comida para compartilhar durante as refeições que o grupo terá junto. Neste caso, confiança é muito importante. O grupo então se torna um sistema auto-organizado “seguramente fora de controle” para a duração da oficina, com todos os participantes se revezando na preparação da comida, lavando louças, ou fazendo a limpeza do local. Nós também acreditamos em deixar o local em melhores condições do que estavam quando chegamos. Esta é uma razão pela qual, na Austrália Ocidental, descobrimos que Centros de Seminários sempre estão satisfeitos com os eventos da Fundação Gaia e trabalhos do Dragon Dreaming, e estão felizes por nos receberem novamente!
É muito importante que toda oficina realizada planeje tempo para esses “Serviços para a Terra”. Isto também pode ajudar a reduzir os encargos para trabalhos de logística e de organização requeridos pela “Equipe Sonhadora”, evitando o cansaço. Na verdade, muitas vezes no início de oficinas na Austrália Ocidental nós encontramos um principio útil no qual os participantes da Equipe do Sonho se apresentam uns aos outros, e então imediatamente se entregam. Em casos como este, eles devem ter preparado uma lista de verificação de tarefas que são necessárias para não ocorrer problemas durante o evento e os participantes se dividem em grupos de alto-organização para as tarefas de administração, acomodação, organização das refeições, programas de apoio, cuidados infantis ou outros assuntos que surjam conforme a necessidade. Lembre-se, o Dragon Dreaming cria uma maneira para nós “jogarmos os nossos projetos”, quanto mais divertido você for como organizador, melhor será. Uma habilidade que é sempre vantajosa para os Dragon Dreamers é organizar eventos absurdamente bem sucedidos. A Artigo 11 poderá ajudar neste assunto. Outra ficha informativa útil é a de Design de Conferencia Auto Gerenciada (vide Artigo 24).
Por último, não se esqueça, aqueles que se tornam organizadores precisam incluir uma celebração ao final do evento que foi conduzido para finalizar o processo do Dragon Dreaming. Os custos para esta celebração também estão inclusos no custo do projeto legítimo. Grupos que organizam projetos do Dragon Dreaming celebram por meio de partilha de um filme, uma refeição em um restaurante, piqueniques com os familiares e crianças dentre outras maneiras, sendo as despesas com estes eventos pagas pelo projeto.
Boa sorte!